quinta-feira, 1 de março de 2012

A VIRTUDE DO AMOR!

E a maioria absoluta das músicas, poesias e os mais variados textos, tratam do amor. Mesmo que seja aquele não correspondido, aquele que foi interrompido, aquele que não chegou a acontecer.

Ah o amor!

Pode ser que muitas vezes ele seja banalizado pelas pessoas, onde a expressão "Eu te amo!", não brota de um sentimento real, mas da necessidade que se tem de agradar de alguma maneira, e o amor que agrada a todos, acaba sendo um trampolim, e não um caminho pelo qual o ser humano deve caminhar.
Várias são as conceituações do que é amor, mas vamos apenas nos referir ao amor ágape.
 Certa vez, ouvi uma definição para o amor que nos ensina o evangelho, que gostei e sempre compartilho com outros e trago agora para esse texto: " O amor de que nos fala Jesus no evangelho, é um amor desinteressado e que ama o outro, não por algum motivo que lhe beneficie ou qualquer outra coisa, um amor que ama pelo simples fato do outro existir!"

Este é o amor que nos é concedido por Deus, como virtude que nos faz experimentar o reino de Deus e de implanta-lo em nossos dias. Deus é essencialmente amor, tanto que nos deu seu Filho por amor a humanidade, mesmo com nossos pecados; nos deu seu Espírito Santo por amor e reconhecimento de nossas fragilidades e limitações. E várias e várias outras coisas nos foram concedidas em abundância, para que possamos viver a graça do amor, e para que possamos testemunhar para aqueles que ainda não conhecem o grandioso amor de Deus.

Todos os dons que nos são concedidos, devem ser colocados a serviço do bem e da graça, as virtudes, -a do amor por excelência, devem impregnar todo o nosso ser. Paulo é completamente sábio quando diz que o amor é a maior de todas as virtudes, pois nem a fé, nem a esperança são capazes de fazer o que o amor é capaz.
O que leva Jesus a morrer na cruz é o imenso e incomensurável amor que sentiu e sente pela humanidade pecadora. Não faz isso por dó, ou pena, faz isso por amor. Por compaixão e com paixão, não à cruz, mas ao imenso bem que faz a humanidade.
E porque o amor é única virtude que não se encerra com a morte?
A fé é a virtude que nos leva a crer em Deus, e a trabalhar para fazer com que suas palavras se tornem vida, mesmo que nós nunca o tenhamos visto, apenas experimentado, em parte. Quando o conhecermos face a face, já estaremos diante de tudo isso, e não será mais necessário a fé, por já o conheceremos.
A esperança nos faz acreditar na certeza da salvação que a cruz nos garante, mas quando estivermos juntos de Deus, não iremos mais precisar esperar, pois já estaremos vivendo a plenitude da graça.

O amor é a virtude da essência de Deus, que nos leva a experimentar o seu amor a humanidade na proporção que nos é possível diante de nossa fragilidade. Mas na vida eterna, poderemos conhecer a essência do amor, e é isso que conheceremos face a face, o amor de Deus, e então poderemos viver a vida em plenitude. O amor que hoje vivemos em parte e para o qual fomos criados, continuará no céu e será pleno e completo, pois beberemos da fonte livres de todo e qualquer impedimento.

Fé, esperança e caridade! Caminhos que nos conduzem a experimentar na terra, o que vivenciaremos em plenitude no céu!


Espero ter iluminado algumas ideias a respeito do tema, e que me perdoem nas minhas limitações, por talvez não ter deixado tão claro as mensagens que pretendia transmitir.

A todos a Paz e o Bem!

Fraternalmente

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário