sábado, 25 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO DOMINICAL

por Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm




1º Domingo da Quaresma
Evangelho (Marcos 1,12-15)


Com a Quaresma começamos o nosso retiro de 40 dias no deserto com Jesus (vv 12-13). Ainda que o deserto seja o lugar de vazio e tentação e ameaça à vida, Jesus vai para lá conduzido pelo Espírito, pois será no deserto que ele irá se deparar com sua própria verdade. A tentação que Satanás apresenta se refere à sua identidade de Filho de Deus e de Messias, isto é, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, sofrendo a condição humana, mas vencendo a tentação com sua condição divina.
Jesus assume sua missão de mensageiro do Evangelho de Deus e conclamam a todos nós quatro atitudes fundamentais: “O tempo se completou”; perceber e testemunhar os sinais do Reino já presente em meio às contradições de nossa história: “o reino de Deus está próximo”; “convertei-vos” à novidade do Reino e “crer no evangelho” (vv 15); na Boa Nova do Deus conosco que mais uma vez se revela como razão de nossa fé, sentido de nossa caridade e horizontes de nossa esperança.
Acolher o testemunho de Jesus no deserto e seu primeiro anúncio implica a coragem de viver no deserto deste tempo com a criatividade que se abre à conversão e à solidariedade em gestos e atitudes concretas de defesa da vida e cuidado com os sofredores e não as ciladas tentadoras de satanás que não geram a vida.
Paz e benção!!!

Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm, é frade franciscano ligado à Custódia do Sagrado Coração de Jesus e trabalha na Paróquia Nossa Senhora de Lurdes na cidade de Garça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário