quarta-feira, 14 de março de 2012

"15"

"Nas coisas belas reconhecia Aquele que é o mais belo, e ouvia todas as coisas boas clamarem: 'Quem nos fez é ótimo'". (2Celano 165, 5)
 
Não é raro ouvir de alguma pessoa que fale de São Francisco, uma descrição bastante característica de um homem que se fez santo, enquanto amante da natureza. Muitos até imaginam Francisco como alguém que vivia de 'boca aberta', contemplando as maravilhas da criação de Deus.
Essa imagem que muitos fazem do assissiense não é de todo errado, excetuando pela exagerada ingenuidade, ou até mesmo, infantilidade que empregam erroneamente a esse modo de ser de Francisco.

Como já disse em outra oportunidade, Francisco é o Moisés medieval, que tem uma visão diferente de seus contemporâneos em relação à manifestação de Deus em sua vida e, em decorrência disso, apresenta toda uma reverência própria para essa manifestação.
No livro do Êxodo, encontramos o profeta ajoelhado diante da sarça ardente, cabeça baixa, pasmado diante daquela manifestação inquietante de Deus. Assim também Francisco fazia diante da natureza que o cercava.
Não era necessário que determinada vegetação ardesse em chamas sem se destruir para que ali Francisco contemplasse, visse ou ouvisse a epifania divina. A natureza por si só é a perfeita manifestação do amor de Deus em nosso meio, e não havia como Francisco se portar de maneira indiferente a isso, e por isso admirava ou pasmava tanto diante da face divina reverenciada na criação.

E assim como o narrador do Gênesis, Francisco também trazia dentro de si os dizeres de Deus: "E viu como tudo era bom". Via e ouvia também a própria criação aclamando com a alegria seu Criador, louvando-O e bendizendo-O pela oportunidade de servi-lo com o esplendor de sua beleza natural.

Peçamos a Deus que, nós que nos dizemos seguidores de Francisco de Assis, nos tornemos mais atentos à sua manifestação em meio a criação, e que como parte dela, louvemo-Lo como nos ensina nosso Seráfico Pai.

Assim seja. Amém!

Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário