quinta-feira, 15 de março de 2012

UMA REFLEXÃO SOBRE A NOITE

Em terras tropicais, nada é tão esperado como o frescor da noite. Quando o sol escaldante, dá lugar ao brilho da lua, e a melodia silenciosa das estrelas. Ah! A noite!

Mas não é só no frescor, e na sutileza das luzes noturnas que está toda a graça que a noite proporciona. O que reflito aqui, é com base em alguma formação que participei em algum lugar por ai à alguns anos.

A noite nos proporciona uma grande dádiva, pois é nela que podemos com calma olhar pra dentro de nós mesmos. E parece que tudo nos conduz para isso: o clima é mais agradável, é um momento sem tantas preocupações, aliás, é momento em que vamos guardando nossas preocupações em uma gaveta, para podermos descansar, e no outro dia toma-las novamente na caminhada.

Chamo especial atenção agora para o que nos causa maior espanto durante a noite: A ESCURIDÃO!



A escuridão é algo que causa medo na maioria das pessoas, visto que não se sabe o que está acontecendo ou presente ali naquele lugar. Mas a grande oportunidade da escuridão é que nada pode te distrair, nada pode tirar seu foco, pois você não vê nada.
A única luz que brilha na escuridão completa, é a de Deus, que dentro de você te chama a aventura do auto-conhecimento.

Li na internet esses dias: "Quando a gente tem que estudar, até olhar para a parede é mais interessante!"
Com a luz, vemos muitas coisas, e tudo se torna distração, e não tomamos a coragem de nos aventurar no segredo de nós mesmos.

A escuridão não nos deixa ver o externo, mas nos permite ver o que tem dentro, pois é o único lugar que conseguimos enxergar e lá Deus habita.
Este passar pela noite, muitas vezes é mais que um aspecto físico da ausência de luz, mas também um momento espiritual pelo qual passa o homem, e para o qual todos são sujeitos. Mas que passando pela escuridão, possa fazer a experiência do 'parar' e deixar-se olhar para dentro, sem mover.
Quando submergimos na escuridão e deixamos que a luz de Deus fale dentro de nós, emergimos com luz própria, e ai nem mesmo o sol é capaz de nos distrair de nós mesmos e do que almejamos.
Na vocação franciscana, isso é extremamente necessário, descobrir dentro de si mesmo, a vocação ao evangelho. Francisco, foi um homem que experimentou em muito a escuridão, mas depois de descobrir o tesouro da própria vocação, que brotava dentro de seu coração pela graça de Deus, passou a ter luz própria, não sua propriamente dita, mas do Espírito Santo de Deus que ele descobriu dentro de si.
O ser humano sente necessidade da luz, pois as trevas aterrorizam. Mas o mundo continuará nas trevas, enquanto o ser humano recusar-se a olhar para dentro de si, e descobrir a vocação, luz e dom de Deus que possui e coloca-la a serviço.

Atreva-te a ser luz.

Paz e Bem!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário