sábado, 17 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO DOMINICAL

por Frei Gilmar Vasques Carreira, ofm.

4º Domingo da Quaresma
Evangelho (
João 3,14-21) 

Na mensagem do evangelho deste domingo, encontramos o fala de Jesus dirigida a Nicodemos evocando um fato dramático ocorrido ao povo de Israel durante a travessia do deserto (vv 14-15). A viagem era muito difícil, faltavam alimentos e água, fazia um calor insuportável e mais, a um certo ponto, eis que surge uma nova dificuldade: as serpentes venenosas que picavam e matavam muitas pessoas. Não sabendo mais o que fazer, Moisés dirigiu-se a Deus que lhe ordenou construir uma serpente de bronze e erguê-la em uma haste.
Os que eram picados não deveriam fazer outra coisa senão olhar para aquela serpente erguida e salvarem a sua vida (Nm 21, 4-9). É muito interessante notar que os rabinos ensinavam que as pessoas não eram curadas porque olhava para a serpente, mas porque olhando para o alto, erguiam seus olhos e coração para Deus. Era o Senhor que os salvava (Sb 16,7).
Assim nós entenderemos a mensagem de hoje: Jesus se refere a esse episódio e o interpreta como um símbolo daquilo que está para acontecer. Ele também será levantado na cruz, e todos aqueles que o contemplarem encontrarão a salvação para sua vida.
Olhar para Jesus levantado na Cruz quer dizer acreditar Nele (v 15), isto é, aceitar com fé a mensagem que Ele, do alto da cruz, dirige para todos os homens. É acreditar na luz que resplandece do sacrifício da cruz. Somos filhos da luz e não das trevas, por isso, Ele quer que todos os homens se salvem, por isso notamos que o julgamento não é pronunciado por Deus, mas pela escolha que cada um faz diante da luz de Cristo.

Paz e benção no Senhor!


Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm, é frade franciscano ligado à Custódia do Sagrado Coração de Jesus e trabalha na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Garça-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário