domingo, 11 de março de 2012

Crônicas da terra de Francisco

por frei Bruno Scapolan, OFM.

Esta semana foi bem movimentada aqui no convento Santa Chiara, porque pela ocasião do VIII Centenário de Consagração de Santa Clara os Ministros Provinciais  e Ministros Gerais das 4 obediências franciscana (OFM Conventual, OFM Capuchinhos, OFM e TOR) estiveram reunidos para tratar de assuntos referentes a vida franciscana e a espiritualidade dentro de nossa família. O encontro não foi no convento, mas em um local que comporta todos os provinciais perto daqui. Mas na quinta-feira aconteceu a Missa por ocasião da consagração de Santa Clara e esta foi aqui, a correria foi nos preparativos desta importante e histórica solenidade.
A Missa foi as 18h00, mas às 16h30 as pessoas começaram a chegar, penso que se fizeram presentes 2500 pessoas, pois a Igreja estava repleta de gente. Tinha mais ou menos uns 70 provinciais de todos as 4 Ordens e a presença dos 4 Ministros. As Irmãs Clarissas que moram aqui ao lado, puderam sair da clausura e vieram participar na Igreja deste momento histórico. Estavam presentes também a madre presidente da conferência capuchinha e a madre presidente da conferência urbanista, além da madre presidente da conferência das colatinas que é da nossa obediência.
A missa foi presidida pelo Cardeal Crescencio Sepe, arcebispo de Napoles. Ele ressaltou a figura de São Francisco e Santa Clara de Assis e fez uma reflexão em torno da crise econômica que passamos, mas diz que o maior culpado pela crise no mundo é o próprio homem que se deixa mover pela ambição sem se preocupar com o seu próximo. O caminho feito por Francisco e Clara de Assis foi completamente o oposto, pois eles renunciaram as suas ambições pelo unico e Sumo Bem que é Deus, vivendo a concretamente a proposta fraterna do Reino de Deus na Terra.
Depois deste evento maravilhoso houve um jantar e para animar o jantar teve a apresentação de música napolitana.
Foi muito bom também, pois tive a oportunidade de encontrar dois frades brasileiros da Fundação Nossa Senhora das Graças no Piauí. Eles são estudantes de teologia aqui na Itália e pude falar português o dia todo e matar um pouco da saudade do Brasil.
Abraços e boa semana a todos.

Um comentário:

  1. Querido Frei Bruno, tá com saudade de falar Português e nós estamos morrendo de saudades suas. O Cardeal Crescencio Sepe tem toda a razão: é a ganância dos homens que gera as crises financeiras e todos saem perdendo! Boa semana a todos aí e para vc um grande bjo. Paz e Bem !!!!!!!!

    ResponderExcluir