sábado, 21 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO DOMINICAL


 por Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm
 3º Domingo do Tempo Comum
Evangelho de São Marcos 1,14-20

Jesus inicia sua vida pública; aquele que foi anunciado por João Batista começa a promoção da Boa Notícia fazendo um convite à conversão e a adesão ao Evangelho (Mc 1, 11-15). A conversão envolve uma mudança radical até no próprio modo de pensar, mas além de tudo é preciso crer.
Partindo deste entusiasmo, Jesus passando à beira do mar da Galileia fez um convite vocacional aos seus primeiros apóstolos. Vejamos: Galileia é terra de pessoas simples e muitas vezes desprezadas, mas é aqui que Jesus começa sua Pastoral Vocacional para ensinar que é na pequenez e na simplicidade do dia a dia que ouvimos seu chamado. Ele chamou duas duplas de irmãos: Simão e André (vv 16-17) e Tiago e João (vv 19-20). Eram pescadores, homens simples que estavam trabalhando, não eram desocupados, mas com precisão não desprezaram ao convite do mestre: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” (v 17).
Sabemos que com o batismo e nossa profissão de fé, também somos chamados para lançar nossa rede para “pescar homens”. Somos apostólos e nossa rede é a Palavra de Deus e onosso testemunho evangélico; e o mar é o mundo muitas vezes marcado pelas injustiças. Quantos de nossos irmãos vivem na profundidade da dor, da solidão e da miséria provocados por tantos males presentes no mundo contemporâneo; quantos de nossos irmãos estão no fundo do abismo aguardando o lançamento de nossa rede. Por isso à partir do apelo de Jesus à conversão e à vivência da fé, precisamos jogar nossa rede de amor, paz e justiça e arrancarmos nossos irmãos do fundo do abismo. Esta é a nossa missão apostólica, é este o nosso compromisso. Que sejamos todos “pescadores de homens”. 


Frei Gilmar Vasques Carreira, Ofm, é frade franciscano ligado à Custódia do Sagrado Coração de Jesus e vigário da paróquia São Judas Tadeu de Franca-SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário