sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TRIBUTO A FREI LEÃO

Frei Leão, esse desconhecido!

Pouco se sabe a respeito de Frei Leão, bem como de outros tantos companheiros de 'primeira hora' de São Francisco de Assis. A dificuldade em se estudar as fontes que de fato tenham algum lastro verídico, atrapalha ainda mais o conhecimento em torno desses frades.
Penso que se São Francisco se inspirava plenamente na vida de Jesus, e os discípulos deste ultimo se encarregaram de perpetuar por escrito seus ensinamentos (os evangelhos), os seguidores do assissiense, por sua vez, não tiveram o mesmo zelo. E os que assim fizeram, em sua maioria, viram suas obras serem destruídas por ordem de São Boaventura, então ministro-geral da Ordem¹, que assim o fez de modo a unificar todo o conhecimento biográfico em torno de Francisco a duas legendas de sua própria autoria.
As biografias, floreios ou legendas que escaparam das chamas desse período, foram devidamente escondidas em determinados conventos. Mas com a ação do tempo, muito desse material se perdeu ou foi mutilado. Além disso, a autoria desses 'códices' são em sua maioria desconhecidas, sendo possível apenas levantar algumas hipóteses.
Eis algumas das dificuldades, caro leitor, ao empreender uma labuta em prol de conhecer ainda mais sobre o frade que dá nome à minha fraternidade e a esse blog: Frei Leão.
Tal empreendimento começou quando o irmão Mateus, em fins de novembro passado, me sugeriu escrever algumas linhas a respeito desse companheiro de São Francisco, que é nosso patrono, porém tão desconhecido. Desde então comecei a pensar em como poderia desenvolver esse trabalho. Logo notei que não haveria outra forma além de me debruçar sobre o calhamaço das fontes franciscanas², e procurar página por pagina as passagens que de alguma forma citassem Frei Leão³. E assim eu fiz!
Tendo já o objetivo claro e os documentos separados, pensei em um método a ser utilizado nesse trabalho. Não pretendo utilizar de um método cientifico, próprio do oficio do qual sou apenas um noviço - o de historiador - mas como franciscano que sou, utilizarei de recursos próprios da narrativa e dos textos que escrevi para este blog até então.
Portanto, não conto com uma bibliografia complexa, mas tão somente com as fontes franciscanas, suas indicações, notas e introduções (o que não é pouco), e da minha própria formação, ideais e convicções. Com isso, levantei algumas hipóteses que, devido à simplicidade desse empreendimento, talvez transpareça algo de errôneo aos mais assíduos estudiosos franciscanos.
Tendo surgido como proposta para um único texto, o estudo em torno de Frei Leão se tornou um pouco mais extenso que o esperado. Com isso, irá compor uma série especial publicada para as festividades do aniversário de 12 anos da fraternidade JUFRA Frei Leão de Franca-SP.

Mas essa é apenas uma introdução. Amanhã tem mais!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação
_______________________________
¹ O período do governo de São Boaventura como ministro-geral vai de 1257 a 1274.
² Fontes franciscanas/ [coordenação geral: Dorvalino Francisco Fassini; edição: João Mamede Filho]. Santo André; Mensageiro de Santo Antônio, 2004.
³ Serviram como fontes dessa pesquisa as primeiras 1051 paginas da edição acima citada das fontes franciscanas, todas devidamente vasculhadas, uma por uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário