quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

São Paulo e São Francisco: Paladinos do Evangelho

Antes de qualquer coisa, quero dizer que não pretendo comparar os dois santos citados no título desta reflexão, dado que ambos viveram realidade bem diferentes. Mais do que isso, quero juntar em um único texto a grandeza destes dois homens. De fato não caberá todos os feitos que Deus prodigiosamente realizou na vida de cada um deles, mas tenho apenas a intenção de abrir o caminho.
No primeiro texto que escrevi, o texto chamava a continuidade refletindo sobre as Virtudes Teologais, mas antes de trazê-las para este blog, refletiremos juntos com Francisco e Paulo, ardorosos seguidores de Cristo, e grandes difusores do evangelho.

O CAMINHO

O caminho sempre foi o lugar da conversão. Jesus caminhava as margens do mar da Galiléia, e lhes seguem os filhos de Zebedeu. Felipe descia de Jerusalém em direção ao Sul, e apresenta Jesus a um servo da Rainha da Etiópia. Saulo caminha rumo a Damasco, Jesus lhe aparece em visão e mais do que rapidamente muda de caminho, e na rua Direita é batizado, e assim recebe o Espírito Santo e começa a evangelizar.
Francisco caminha para as cruzadas, o Senhor lhe aparece em visão e o pergunta qual é o verdadeiro Senhor a que se deve servir. O caminho levou tantos homens a Deus, mas não vamos simplesmente nos prender ao caminho enquanto espaço físico, mas consideremos também o caminho enquanto espaço que a alma percorre a procura da verdade cravada em Deus. O caminho transcende o que a palavra transmite simplesmente, e se torna o lugar do acontecimento.

Imagino que esse foi o motivo que levou estes dois santos a sempre estarem caminhando. Sabemos que sempre estavam viajando, e suas viagens sempre empreenderam e resultaram em grande difusão do evangelho. Aquele ditado que diz que o melhor da viagem é o caminho, torna-se realidade ao tomar conhecimento da vida destes homens. São coisas que podemos experimentar também em nossas vidas, percorrendo o caminho transcendental que leva ao Cristo.

Vidas que tomadas pelo mão quando estavam a caminho, se entregam por completo na missão que lhes é empregada pelo evangelho. A fidelidade ao evangelho faz com que esses dois homens deem cada um a seu modo, um novo rosto a Igreja de Jesus. Paulo modela os princípios da Igreja Primitiva, junto aos demais apóstolos. Séculos depois Francisco de Assis redescobre o evangelho e as ideologias das primeiras comunidades cristãs, muitas delas fundadas por Paulo ou seus companheiros. Os cristãos tinham tudo em comum, e estavam abertos a todos que quisessem aderir a Jesus. Sempre foi esse o pensamento da Igreja, mas em Francisco tudo isso ganha novo vigor. O retorno às origens.

Num tempo muito a frente dos que viveram estes santos homens, somos chamados a redescobrir a mensagem do evangelho, redescobrir o caminho da rua Direita, fazer novamente o caminho que leva a Apúlia, mas em Espoleto mesmo decidir o verdadeiro caminho.

E talvez o mais importante seja ter sempre em mente uma frase de Paulo, muito usada por Francisco, que deve impregnar nosso pensamento:

"Senhor, que queres que eu faça?"


Esta é a duvida que pôs estes homens a caminho. Atreva-te indagar-se também!

Na próxima semana, enfim vamos refletir sobre as Virtudes Teologais!!

Mateus Agostini Garcia
Secretário Fraterno Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário