quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TRIBUTO A FREI LEÃO (7)

Frei Leão, o discípulo!

Assim disse Jesus: "O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre¹". Eis outra qualidade ou característica que pode ser muito bem empregada à Frei Leão.
Discípulo não é necessariamente um individuo que segue fisicamente determinado mestre, mas sim, seus ensinamentos e doutrinas. Frei Leão, porém, é um discípulo privilegiado por partilhar com certa intimidade da sabedoria de Francisco, seguindo-o não apenas pelo caminhos espirituais, mas também pelas estradas da Itália feudal.
Estabelecendo uma comparação entre o grande mestre nascido em Belém e o assissiense, talvez possamos comparar Frei Leão a João, o "discípulo mais amado". Por vezes Jesus chama João e outros dois discípulos para vivenciarem momentos mais fortes e íntimos de revelação e fé junto a seu mestre, como no episodio da transfiguração. Como vimos anteriormente, Frei Leão foi convidado a testemunhar o momento da transfiguração da Ordem, por Cristo, em Francisco e nos demais frades presentes nesse episodio.
Também na cruz Frei Leão se assemelha ao filho de Zebedeu.
João foi o único discípulo presente, junto com Maria, na crucificação do mestre. No Monte Alverne, o Gólgota italiano, Frei leão vê Francisco se tornar participe do gesto redentor do filho de Deus, como única testemunha desse momento admirável.
Voltando à passagem do evangelho que abre esse texto, foi presenciando as experiencias de fé de Francisco que Frei Leão estabeleceu sua própria espiritualidade, que ainda que saibamos objetivamente muito pouco, se inspirava nos exemplos do Seráfico Pai, e depois da morte do mestre, ele mesmo se tornou uma referencia espiritual ou espelho para muitos frades, como legitimo discípulo que foi.
Vivemos em um tempo em que todos são 'seguidores' de alguma forma, seja de um individuo especifico ou de uma determinada ideia. Muitos se denominam 'seguidores', muitos de nós inclusive, mas muito poucos se tornam verdadeiros discipulos, pois estes são os que não se satisfazem em seguir, em 'andar atrás', mas com humildade buscam caminhar lado a lado com seu mestre, de modo a partilhar da mesma fé, caminhar em uma mesma esperança e viver em perfeita caridade.
Essa é mais uma face de Frei Leão!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação
______________________________________
¹Cf: Lucas 6,40

Nenhum comentário:

Postar um comentário