sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TRIBUTO A FREI LEÃO (8)

Frei Leão, o visionário¹!

Como vimos anteriormente, as experiencias que Frei Leão presenciou e compartilhou junto a São Francisco são demasiadamente singulares. Penso que essas experiencias, essencialmente espirituais, fizeram com que nosso personagem firmasse sua própria e intima ligação com o Criador, a exemplo do Seráfico Pai.
De tal forma que, segundo os "Atos do bem-aventurado Francisco e seus companheiros" e a "Compilação de Assis", Deus começa a falar com Leão, não de maneira figurada, como todos nós falamos com ele, mas através de visões e sonhos.
Tamanha é a proximidade espiritual de Leão para com Deus, que Ele revela a nosso personagem como a vida que muitos frades levavam O desagradava¹. Não há dúvidas que essa passagem tenha haver com a opção radical que Frei Leão toma de, seguindo o modelo inicial de Francisco, viver radicalmente o Evangelho, diferentemente dos confrades os quais o Pai lhe segredara seu desagrado.
Em outro episodio, Leão é levado, por Deus, a desobedecer a Francisco³. Não tendo o livro de orações em mãos, o assissiense decide por elevar graças ao Criador espontaneamente. Sendo assim, Francisco pede a Leão que pronuncie uma oração que, de certa forma, o maldizia, que ia contra as vaidades espirituais e contra os méritos do Santo. Mas eis que Leão não consegue falar nada do que Francisco o impõe, pois Deus o incita a dizer justamente o contrario reiteradas vezes.
Com isso, Deus ensina a Francisco que esse seu ardor em não querer 'ser' mais do que os outros, mas sim o irmão menor, não deveria ser explicitado tão somente em forma de oração, pois Ele em sua Onipotência e Onisciência sabia sobre tudo o que se passava com seu humilde filho, e não seria as palavras penitenciais de Leão que mudariam algo. Ao contrario, Frei Leão se tornou ai um instrumento de Deus ao anunciar a misericórdia para com Francisco.
Ainda depois da morte Francisco, em sonho, se manifestou e contou a Frei Leão algo que Deus lhe revelara após seu encontro definitivo com o Pai. Francisco diz a Leão que uma grande fome se espalharia pelo mundo e que se ela ainda não havia se manifestado, era porque Deus teve de misericórdia para com os homens enquanto o Seráfico Pai vivia ainda por aquelas paragens4.
Provavelmente Frei Leão teve muitas experiencias semelhantes a essas e que por variados motivos não foram relatados nas fontes. Mas estes já bastam para termos alguma noção da dimensão do contato que nosso personagem teve com Francisco e de como Deus o tinha em 'alta conta'.

Para que essas linhas não se tornem uma ode melosa em honra a esse frade tão digno de homenagem, não apenas por suas experiencias em si, mas pela humildade e humanidade com que as vivenciou, encerramos por hoje.
Mas ainda há um ultimo capitulo!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação
______________________________________________
¹ A palavra 'visionário' é empregada no texto no sentido de ' aquele que tem visões, sonhos'. Como a palavra mais popular para essa definição é 'vidente', e a mesma é um tanto quanto vulgarizada, optamos por este sinônimo.
² Link para as fontes: http://www.procasp.org.br/paragrafo_capitulo.php?indice=20&titulo=Compila%E7%E3o%20de%20Assis&cParagrafo=259&cCapitulo=21#CA%2021
³ Link para as fontes: http://www.procasp.org.br/paragrafo_capitulo.php?indice=7&titulo=Actus%20Beati%20Francisci%20et%20sociorum%20eius&cParagrafo=1079&cCapitulo=25#Act%20
 4 Link para as fontes: http://www.procasp.org.br/paragrafo_capitulo.php?indice=37&titulo=Actus%20Beati%20Francisci%20et%20sociorum%20eius&cParagrafo=1109&cCapitulo=25#Act%2038

Nenhum comentário:

Postar um comentário