sábado, 28 de janeiro de 2012

TRIBUTO A FREI LEÃO (9)

Frei Leão, o destinatário!

Chegando ao fim do trabalho acerca das menções à vida de Frei Leão nas fontes franciscanas, nos deparamos com a benção que São Francisco escreve e dedica ao nosso querido personagem. Essa benção só foi descoberta depois da morte de Frei Leão, que a trazia muito bem guardada na parte interna de seu hábito. Vejamos, portanto, alguns aspectos importantes dessa benção.
Sabemos que Francisco escreveu de próprio punho pouquíssimas coisas e, provavelmente, do que  escreveu ou ditou a algum confrades deve ter se perdido bem como algumas legendas e obras biográficas descritas anteriormente. Esse fator faz com a benção em forma de bilhete seja um documento histórico e espiritual tão relevante na compreensão da relação do Seráfico Pai e Frei Leão.
A benção na Idade Média, consiste em um alvo de criticas por parte de historiadores, estudiosos e curiosos do período, já que ela era concedida pelos clérigos e padres seculares em contrapartida de bens materiais. Ou seja, a benção era fator de corruptibilidade do clero medieval, quase como um produto para escambo.
Assim está escrito no livro dos Números¹: "O Senhor disse a Moiśes: ' Dize a Aarão e seus filhos o seguinte: eis como abençoarei os filhos de Israel - O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda a sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz! - E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei."
E é assim que Francisco invoca, a exemplo dos filhos de Israel, com amor fraterno e gratuidade, a benção para seu irmão em Cristo e filho espiritual, de modo a protegê-lo de todas as tentações, dificuldades ou erros que porventura o acorressem.
Antes de seu encontro com a irmã Morte, Francisco abençoa todos os seus irmãs presentes, e  neles abençoou todos os demais, passados e futuros, espalhados por todo o mundo. ainda sobre benção, encontramos a que Francisco dedica a Frei Bernardo, seu primeiro companheiro.
Mas por Frei Leão, Francisco invoca o Senhor, intercedendo pelo único de seus frades que viveu uma série de momentos importante, e que partilhando sua vida com ele, em espirito de fraternidade, foi companheiro, testemunha e discipulo do Seráfico Pai.
Por isso, assim como um dia o Senhor Deus se dignou abençoar a seu povo escolhido, nos filhos de Israel, Francisco nos abençoa a todos em Frei Leão, seu seguidor tão querido.
Que o Senhor te abençoe, Frei Leão! E a nós também!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação
__________________________________________
¹Cf. Números 6, 22-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário