terça-feira, 13 de março de 2012

ESPECIAL - FBJ

“É isso que eu quero, é isso que eu desejo com todas as fibras do coração”.
(LM Cap. 3)


Aos leitores deste blog, eu quero tentar passar algo do que pude experimentar neste ultimo final de semana. Não me lembro, mas acho que pela primeira vez escrevo um texto em primeira pessoa, mas o faço porque é algo pessoal e que quero partilhar com vocês.
O caminho de formação trilhado pela JUFRA do Brasil, inclui antes dos jovens serem admitidos ao período de Formação Básica, um encontro formativo e informativo, chamado Encontro Inicial de Formação Básica da JUFRA. Neste final de semana, dias 9,10 e 11 de março, pude preparar e participar, junto com mais dois irmãos do Regional de São Paulo, - Joice e Maria Nascimento, de um encontro de Formação Básica na cidade de Bebedouro.
O encontro foi preparado para a participação de 10 jovens de 3 fraternidades diferentes: 5 da fraternidade Nova Geração Francisclariana de Bebedouro; 2 da fraternidade Irmão Sol Irmã Lua de Ribeirão Preto e 3 desta fraternidade Frei Leão de Franca.

Desde o começo, pude perceber uma grande interação entre todos os irmãos que participavam, incluindo vários irmãos da fraternidade de Bebedouro.
Ao longo do encontro, fui descobrindo várias e várias histórias dos irmãos, várias maneiras de ver e viver o espírito de fraternidade. Foram momentos em que nós do Regional propusemos formações, mas eu particularmente posso afirmar com toda certeza que ganhei muito mais do que qualquer um deles.
Ao final do encontro todos, porém individualmente, foram interrogados se de fato queriam abraçar o compromisso de jufrista, e foi nesse momento que ouvi declarações tão belas e tão ricas. Nenhum irmão chegou com frases prontas, ou com algo que tenha formulado anteriormente para dizer. Foram palavras sinceras, que era perceptível aos olhos a sinceridade com que eram pronunciadas.
Uma vez um padre disse que ninguém vai ser outro Francisco, que cada um precisa dar o seu sim, a partir daquilo que ele é, com base na sua vocação, se espelhando em Cristo e Francisco, e que ninguém poderia se esconder atras do sim de Francisco.
O evangelho é algo que encanta, e a vivacidade e a jovialidade com que Francisco o viveu, continua a cativar os jovens a darem o seu sim a Deus e a Igreja.
Aqueles jovens disseram o seu sim naquele sábado a noite, se preparando para se apresentarem e fazerem o seu compromisso diante de Deus e da comunidade no domingo pela manhã, e cada um tinha consciência do que estava realizando, e se emocionaram quando enfim realizaram seu compromisso de jufristas.
Ana Laura, Beatriz, David, Eduardo, Felippe, Jeniffer, Kyvia, Leticia,  Lucas, Priscila


No sim destes jovens, eu vejo novos francisco dizendo: “É isso que eu quero, é isso que eu desejo com todas as fibras do coração”.
Confesso que em alguns momentos eu me segurei para não chorar, dada a sinceridade que eu sentia nas palavras deles. A cada irmão dizendo sim, eu tinha mais certeza junto com eles da minha vocação enquanto jufrista. Não sei bem descrever o que de fato eu sentia, mas tenho plena convicção que foi um encontro marcante na minha vida de jufrista.
Aos irmãos que fizeram o compromisso, -Letícia, Lucas, Jeniffer, Beatriz, Kyvia, Felippe, Priscila, David, Eduardo e Ana Laura, meus sinceros votos de felicidades. Que cada um de vocês possa descobrir a beleza e a graça do evangelho ao qual somos chamados a viver. Mas sobretudo quero agradecer pelo testemunho que me deram neste final de semana, e não tenho como pagar o que vocês me proporcionaram. Muito Obrigado.

Que Deus vos dê a graça da perseverança. E que possamos caminhar juntos nesse tão belo carisma.

Fraternalmente

Mateus Agostini Garcia
vosso irmão menor

Um comentário:

  1. Com absoluta certeza posso afirmar que foi uma alegria muito grande estar fazendo parte dessa família . Experiencia que sempre vai ficar marcada,assim como jamais esquecerei dos irmãos que ali estavam.
    Podemos não ser compreendidos por todos aqui fora,mas por quem realmente importa sei que somos!
    E como todos mesmo falamos,estamos aqui para fazer a diferença,não mudar o mundo,mas sim nos por diante dele na presença de Jesus Cristo.
    E como dizia São Francisco de Assis,uma frase bem usada em nossa fraternidade: "Comecemos irmãos porque até agora pouco ou nada fizemos!"

    Ass: Priscila Lima (Fraternidade Nova Geração Francisclariana, Bebedouro)

    ResponderExcluir