quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

AINDA SOBRE ... 'MISSÕES'!




Alguém pode se perguntar, a principio, o que essa tirinha tem haver com o tema "Missões"?!
Penso que no contexto em que essa tematica será desenvolvida pela fraternidade de Jufra local (Frei Leão - Franca-SP)  a proposta da tirinha é muito oportuna. Vejamos o porque!

Em julho de 2010, a convite de um frade, o irmão Mateus e eu, participamos de uma experiencia missionária da região de São Roque de Minas (Serra da Canastra-MG), juntamente com um grupo de aproximadamente 30 religiosos, homens e mulheres, das mais variadas ordens e congregações. 
Uma experiência, sem duvida inesquecível, tendo em vista que, quando nos colocamos a disposição dessa experiencia pensavamos o que poderiamos 'ensinar' ou apresentar àquele povo que, durante esse trabalho, se mostrou tão carente de Deus, carente de atenção, de carinho fraterno. 
Por fim aprendemos algo muito interessante e importante: que muitas vezes não é necessário falar ou ensinar nada, pois o simples gesto de ouvir, de dar atenção a quem quer desabafar algo, partilhar suas dificuldades e experiências, já é o suficiente.

Pois bem. Retornando a Franca, tive oportunidade de partilhar um pouco dessa experiencia com frei Carlos,OFM, pároco da igreja São Judas Tadeu. E, contando um pouco sobre as pessoas com as quais convivi, bem como os problemas com os quais me deparei (ex: grande indice de idosos depressivos e o número alarmante de suicidios naquela região), ouvi a seguinte interrogação:
- Você foi tão longe para descobrir isso? 

Não sabia o que falar, pois de fato situações muito semelhantes também se davam na comunidade paroquial na qual a Jufra está presente, mas muitas vezes não nos damos conta delas.
E foi pensando nisso, somando outros fatores, que a fraternidade frei Leão, durante esse mês de janeiro irá desenvolver esse trabalho missionário. Em resposta as palavras de Jesus: "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura." Mas lembrando, que o mundo começa do nosso lado, sem a necessidade de irmos tão longe!

Paz e bem!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário