terça-feira, 10 de janeiro de 2012

JUFRA EM MISSÃO (2)

Seguindo nossa reflexões em torno da temática "MISSÕES", trazemos hoje uma proposta reflexiva sobre 'A necessidade das missões'. Que esse texto nos inspire a, de alguma forma, encontrarmos em nossa realidade eclesial, paroquial e, principalmente, em nossa fraternidade, uma forma de suprir às necessidades que o nosso chamado nos impõe, enquanto missionários.
Pensemos nessas coisas!
Boa leitura!

Wendell Ferreira Blois
subsecretario de formação

A necessidade das missões

A necessidade das missões é urgente no mundo em que vivemos, porque cada dia que passa a humanidade se distancia de Deus, e o homem se fecha no seu egoísmo, e cada dia aumenta o número daqueles que não conhecem Jesus Cristo: “O número daqueles que ignoram Cristo, e não fazem parte da Igreja, está em contínuo aumento; mais ainda: quase duplicou, desde o final do Concílio. A favor desta imensa humanidade, amada pelo Pai a ponto de lhe enviar o seu Filho, é evidente a urgência da missão” (Cf. Encíclica “Redemptoris Missio”, nº 3, do Papa João Paulo II).
Diante de tão grande necessidade, nenhum católico pode ficar de braços cruzados ou calado. A ignorância à nossa volta é muito grande, como é grande também o erro e incontáveis os que andam perdidos e desorientados por não conhecerem Nosso Senhor Jesus Cristo: “Nenhum crente, nenhuma instituição da Igreja pode esquivar-se deste dever supremo: anunciar Cristo a todos os povos” (Cf. Encíclica “Redemptoris Missio”, nº 3, do Papa João Paulo II).
O Concílio Vaticano II, Decreto “Ad gentes”, nº 7, assim expressa sobre a necessidade das missões: “O motivo dessa atividade missionária está na vontade de Deus, que “quer que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade. Porque um é Deus, e também o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, que se entregou para redenção de todos (1Tm 2, 4-5)”. "E em nenhum outro há salvação" (At 4, 12). É necessário que pela pregação da Igreja todos O reconheçam e a Ele se convertam e pelo Batismo sejam incorporados n’Ele e na Igreja, seu Corpo. Cristo mesmo por sua vez “inculcando com palavras expressas a necessidades da fé e do batismo”(Mc 16, 16; Jo 3, 5), ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo batismo como por uma porta. “Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja Católica foi fundada por Deus através de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disto não quiserem nela entrar ou nela perseverar” (Cf. Concílio Vaticano II, Constituição Dogmática “Lumem Gentium”, nº 14). Deus pode por caminhos d’Ele conhecidos, levar à fé os homens que sem culpa própria ignoram o Evangelho. Pois sem a fé é impossível agradar-Lhe. Mesmo assim cabe à Igreja o dever e também o direito sagrado de evangelizar. Por isso a atividade missionária hoje como sempre conserva íntegra sua força e necessidade".

Gostou? 
Não perca o texto de amanhã:
"MISSÃO: Dever dos leigos em geral"

Nenhum comentário:

Postar um comentário