terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TESTEMUNHO MISSIONÁRIO

É com muita alegria que o blog frei Leão apresenta hoje em sua coluna "Testemunho missionário", o exemplo de um frade que, abraçando o hábito e os ideais de São Francisco, faz de sua profissão de vida religiosa franciscana um exemplo de como ser peregrino e forasteiro, a serviço da missão da Igreja e da Ordem.

Frei Ademir Francisco Matilde, mais conhecido como frei Néco, nasceu em 20 de setembro de 1950 em Sertãozinho, interior de São Paulo. Em 1994 foi admitido ao Aspirantado da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, em Franca, onde pôde experimentar um pouco mais a fundo a vivência em fraternidade.
No ano seguinte partiu para o Postulantado em Guaratinguetá-SP, juntamente com os postulantes da Provincia Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, bem como em 1996, durante seu Noviciado em Rodeio-SC, recebendo pela primeira vez o habito franciscano.
Nos anos que seguiram, frei Néco, circulou entre as fraternidades da Custódia, estudando e contribuindo com os trabalhos sociais nos quais se identificava, passando por Bebedouro, Petropólis-RJ, Garça, Ribeirão Preto e Franca, tendo professado solenemente nessa mesma cidade em 2001.
Entre dezembro de 2002 e janeiro de 2004, frei Néco estudou em Nápoles, Itália, de modo a aprender o idioma e teve oportunidade de fazer uma experiencia eremitica nos lugares nos quais são Francisco passou e viveu.
Retornando ao Brasil, esteve novamente inserido na fraternidade de Ribeirão Preto, onde se destaca o trabalho em torno na coleta de legumes, verduras e frutas em prol de um sopão distribuido a familias carentes da comunidade.
Em 2005 se dedicou ao trabalhos rurais no Convento Santa Maria dos Anjos em Franca.
Entre junho de 2006 e agosto de 2009 frei Néco esteve em missão na região da Terra
Santa. Seu trabalho consistia na acolhida dos peregrinos e preparação de missas para os grupos dos mais variados lugares do mundo. Viveu em Nazareth e En Karen (o deserto de João Batista), sendo guardião do Santuário de Tabhaga. Ainda nesse interim, foi designinado para voltar a Assis, Italia, e ajudar um confrade formador grupo de postulantes que em breve iriam trabalhar na Terra Santa.
Mais recentemente (2010-2011) retornou a Santa Maria dos Anjos, Franca, dando continuidade aos trabalhos rurais iniciados anteriormente.E em 2012, frei Néco parte Requena, Amazonia peruana, para novamente retomar seu trabalho missionario junto a confrades de outras partes do globo.

SOBRE MISSÃO...


"Quando se vai em uma missão, temos que ir livres de pensamentos, preocupações, etc . . . para poder preencher os pensamentos de Amor Cristão, Franciscano[...] " frei Néco

"Quando chegamos lá (no local onde se realiza a missão), convivemos com o povo do lugar: sejam eles indígenas, ribeirinhos  etc. E Deus nos indica o que devemos fazer e, com certeza, este mesmo povo também nos ensinará a viver entre eles ." frei Néco

"Na Amazônia peruana, nossos desafios são: a luta a favor dos povos indígenas e dos ribeirinhos; convivência fraterna, ser irmão, ser muito paciente, ensinar e aprender [...]  Tudo isto sempre acompanhado de muita oração particular,  comunitária  e dos irmãos e amigos." frei Néco

Que este testemunho tão vivo de um homem que, abraçando o hábito religioso, não fez de sua vida cristã/franciscana algo cômodo, mas sim, um constante movimento em favor de Deus e daqueles que mais precisam D'ele, seja onde for, como missionário, nos motive a descruzarmos nossos braços e sairmos de nosso comodismo habitual. 
Pensemos nisso por hora!

Quer saber mais sobre esse novo desafio de frei Néco?
Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário