segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A ESSÊNCIA DA MISSÃO

Por Frei Alexandre Patucci,OFMConv. - exclusivo para o blog Frei Leão           
            Francisco percebeu que a criação de Deus é um ato de ‘missão’ de Deus mesmo porque, ao criar, Deus doa seu ser a todas as coisas para que elas possam existir. Percebeu que toda a realidade está imersa no divino. Por isso não coube mais em si, e saiu para testemunhar esse amor, pois percebia que “o amor não era amado!” Francisco experimentou o amor de Deus, o Deus feito homem até na cruz! Passou a olhar tudo com os olhos desse amor capaz de ser grandioso até nas situações mais difíceis. A Missão, para Francisco, partia dessa experiência de olhar o mundo com esses olhos do amor de Deus, pois Deus está em tudo, e olhar a vida com esse olhar amoroso! Por isso, certa vez, ao chamar frei Leão para pregar, Francisco nada disse,  e os dois simplesmente andaram pela cidade sem nada dizer...
             Ao escrever a regra de vida, Francisco de Assis foi o primeiro a colocar um capitulo especifico sobre a Missão. A ‘Regra não Bulada’ diz: “Mas os frades que vão, podem comportar-se espiritualmente entre eles de dois modos. Um modo é que não façam nem litígios nem contendas, mas estejam submetidos a toda criatura humana por Deus (1Pd 2,13) e confessem que são cristãos” (RnB 16,5-6). Francisco pede para que simplesmente vivam como cristãos, “submetidos a toda criatura por Deus”, ou seja, estando entre todas as criaturas como quem esta com Deus, pois Deus esta em tudo, pois tudo é criatura sua, e assim tudo é irmão e irmã. O testemunho, a própria vida, é, portanto a chave da missão que consiste em experimentar esse amor de Deus comunicá-lo pela vida e então sim comunicá-lo também pelo anuncio daquele que é este Amor, e se encarnou para mostrá-lo com sua vida: Jesus.
Ir pelo mundo e pregar o Evangelho significa estar no mundo vivendo a partir desta boa noticia que é o Evangelho, a saber, a grandeza do Amor Divino que é capaz de dar um sentido pleno à existência humana!  Ir e ensinar, não é somente ir para ensinar uma teoria, uma idéia ou uma doutrina, mas é ir anunciar o Amor, e só pode anunciá-lo que o experimentou de fato, e vive por Esse Amor!. Francisco de Assis assim viveu. E ao experimentar toda realidade como irmão e irmã, por sua vida realizou uma perfeita missão!Ir pelo mundo como franciscanos, atendendo ao chamado do Mestre, é testemunhar o amor divino com a alegria jovial tal qual aquele jovem de Assis. É mais do que anunciar palavras e doutrinas. É levar a experiência de uma vida que foi tocada pelo Amor grandioso de Deus que nos faz capaz de experimentar toda realidade a nossa volta como uma grande fraternidade. 
Como é próprio do amor não fechar-se em si, pois o amor por natureza é entrega, doação, partilha, fraternidade; quem faz a experiência desse Amor divino, não se cabe em si de alegria diante de tal grandiosidade! É então chamado à ir pelo mundo ser sinal deste amor! Mais do que um convite que Jesus nos faz por sua Palavra, é o convite de sua Palavra que deve ecoar em nossos corações a partir da experiência deste Amor que veio ao nosso encontro! 
Num mundo marcado por contradições, injustiças, falta de sentido, depressão, drogas, etc. Missão é ir comunicar e testemunhar um amor que é capaz de nos libertar para uma vida mergulhada no Amor de Deus capaz de nos impulsionar na construção de um mundo melhor, para uma vida plena de sentido, mesmo diante das dificuldades e contradições deste mundo, pois Jesus mesmo vivenciou nossa vida até a morte, e depois de sua vitória enviou seu Apóstolos: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Ide e ensinai todas as nações" (Mc 16,15 / Mt 28,19)

Frei Alexandre Patucci, foi admitido à Ordem em Janeiro de 2004 em Cascavel-PR, onde fiz o aspirantado;
Em 2005 ingressou no postulantado em Curitiba onde fiz Filosofia até 2007;
Em 2008 fez o Noviciado em Caçapava-SP;
Desde 2009 vive em Santo André onde realiza os estudos de Teologia;
É o atual assistente espiritual do regional da JUFRA de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário