segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

JUFRA EM MISSÃO

Para a Igreja, o mês de outubro é conhecido tradicionalmente como o mês missionário.
Nós da Jufra frei Leão decidimos adiantar em alguns meses e, de fato, 'arregaçar nossas mangas' em torno dessa proposta abordada em vários documentos da Santa Sé, tirando-a do papel e tão somente do plano das idéias, e colocando- a em prática.
Tendo isso em vista, simultaneamente ao gestos concretos que desenvolveremos nos proximos finais de semana, junto a certa comunidade paroquial, o blog frei Leão disponibilizará alguns trechos de documentos e reflexões em torno da temática "MISSÃO"! Assim, esperamos que esse trabalho frutifique em dons, não tão somente entre os irmãos e a comunidade local, mas queremos partilhá-los com nossos amigos e irmãos leitores.
Além disso, vamos publicar também o testemunho de vida dado por alguns irmãos e irmãs que, se colocando a serviço da Igreja, são bons exemplos de vivência missionária.
Mas afinal "o que são missões?" Esse é o tema da nossa reflexão de hoje!
Boa leitura!

Wendell Ferreira Blois
subsecretário de formação


O que são as Missões?

Vamos em primeiro lugar, conhecer a definição de missões, para aprofundarmos conscientemente neste “maior e o mais santo dever da Igreja” (Cf. Concílio Vaticano II, Decreto “Ad Gentes”, nº 29).
O Concílio Vaticano II, Decreto “Ad Gentes”, nº 6, define as missões da seguinte forma: “Chamam-se comumente “missões” as iniciativas especiais dos arautos do Evangelho que, enviados pela Igreja, vão pelo mundo todo, realizando o múnus de pregar o Evangelho e de fundar a própria Igreja entre os povos ou sociedades que ainda não crêem em Cristo. São realizadas pela atividade missionária e em geral exercidas em certos territórios reconhecidos pela Santa Sé. O fim próprio dessa atividade missionária é a evangelização e a fundação da Igreja nos povos ou sociedades onde ainda não está radicada. Deste modo da semente que é a palavra de Deus, por todo o mundo surgem as Igrejas particulares autóctones, devidamente organizadas, enriquecidas também de forças próprias e de maturidade. E dotadas de suficiente hierarquia própria unida ao povo fiel, e de meios aptos para uma vivência plenamente cristã, as novas Igrejas colaborem para o bem de toda a Igreja. O principal meio dessa fundação é a pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Com o fim de anunciá-lo, o Senhor enviou seus discípulos a todo o mundo, para que os homens renascidos pela palavra de Deus fossem agregados à Igreja mediante o batismo. Corpo do Verbo Encarnado, ela se nutre e vive da palavra de Deus e do pão eucarístico”.
Essa definição insiste na pregação da palavra de Deus, como principal meio para fundar a própria Igreja ente os povos ou sociedades, que ainda não crêem em Cristo, obedecendo assim a ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo, proclamar o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

Qual a necessidade real das missões hoje em dia?
Esse é o tema de amanhã. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário